Dr. Marco Queiroz

Correção de Fraturas do Quadril

As fraturas do quadril podem ocorrer na extremidade superior arredondada (cabeça) do fêmur, na parte estreita do fêmur logo abaixo da cabeça (colo) ou nas protuberâncias na área mais ampla logo abaixo do colo.

As articulações do quadril são reparadas se a fratura não for grave demais. O reparo depende de onde o fêmur for fraturado:

• Fraturas do colo do fêmur (subcapitais): essas fraturas ocorrem no colo do fêmur. Podem ser inseridos pinos metálicos para dar apoio à cabeça femoral.

• Fraturas intertrocantéricas: essas fraturas ocorrem nas grandes protuberâncias de osso (trocanteres) abaixo do colo do fêmur. Pode-se usar um parafuso de compressão deslizante e uma placa lateral metálica. Outros tratamentos, como substituição de quadril, podem ser realizados dependendo da gravidade.

Dr. Marco Queiroz

Graduação em Medicina pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – Uniderp Campo Grande – CRM MS 7250.

Residência em Ortopedia e Traumatologia pela Universidade Estadual de São Paulo – Unesp – RQE 5544 // Teot 15363.

Especialização em Cirurgia de Quadril pela Universidade Estadual de São Paulo – Unesp.

Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT.

Curso Avançado de Artroscopia de Quadril no Marc Institute; em Miami, Flórida.

Membro da Sociedade Brasileira de Quadril.

Especialização em Vídeo artroscopia do Quadril pela Associação de Artroscopia da América do Norte – AANA – Chicago.

Quando procurar um cirurgião de quadril?

Os especialistas em cirurgia de quadril são médicos (graduação de 6 anos), que completaram a residência em Ortopedia e Traumatologia (treinamento de 3 anos) e concluíram curso de especialização em cirurgia de quadril (1 ano).
 
São profissionais habilitados para tratar as diversas doenças ósseas do quadril, como a Osteoartrose do Quadril e a Osteonecrose da cabeça do fêmur, além das doenças extraarticulares, como as tendinites e bursites do quadril,  ressaltos internos e externos, e a síndrome do piriforme.