A osteonecrose é um fenômeno caracterizado pela interrupção do fluxo sanguíneo para a cabeça do fêmur, geralmente causado por lesão nos vasos sanguíneos, como resultado de uma fratura no colo do fêmur. Essa condição geralmente afeta homens adultos jovens, entre 30 e 50 anos.
O principal sintoma é uma dor constante no quadril e nas áreas ao redor, especialmente na virilha e na coxa, que se intensifica com movimentos físicos. Em casos graves, a dor pode incomodar até mesmo durante o repouso.
A necrose (morte) do osso ocorre devido a um problema na circulação sanguínea, que impede o transporte de sangue, oxigênio e nutrientes para o osso da cabeça do fêmur. Além da fratura no colo do fêmur, outras causas incluem:
- Alcoolismo
- Uso prolongado de corticoides
- Algumas doenças, como as reumatológicas e a anemia falciforme
Nas fases iniciais, quando a esfericidade da cabeça femoral está preservada, o tratamento é feito com técnicas preservadoras, como a descompressão, que visa manter o quadril do paciente. Já nos casos avançados, quando há perda da esfericidade da cabeça femoral ou instalação de artrose, o tratamento requer a substituição total do quadril por uma prótese, uma vez que a descompressão não consegue reparar o colapso da cabeça femoral.
Quer saber mais sobre esse e outros assuntos? Continue acompanhando meus conteúdos!